Rita Delamari




CADEIRA: 41
PATRONESSE: GILKA MACHADO
BRASIL



Rita Delamari, nascida Rita do Rocio Alves dos Santos é graduada 1º Sargento da Reserva na PMPR. Começou seus escritos na adolescência. Cursou Redação Técnico-Científica com formação acadêmica em Pedagogia. A poesia se enraizou, durante o período em que seguiu a carreira militar; meu encanto na poesia, minha centelha à posteridade. É membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, 2017.
Seus livros: Das pedras as flores, Ed. Íthala, 2011; Da janela do quarto, Ed. Blanche, 2015; Contornos e contrastes, Marianas Edições, 2018.
Participou de diversas antologias, dentre elas: Cronistas do Centro de Letras do Paraná (Coleção Literária de Autores Paranaenses, 2018), Histórias que vi, vivi e ouvi II (Associação Literária Lapeana, 2019) e Conexões Atlânticas IV (Ed. In-Finita Lisboa-Portugal/2019).
Seu poema “Engrenagem” foi publicado em livro, com os vencedores do Concurso Literário Fazenda Rio Grande-PR/2018 (1º lugar, gênero poesia, categoria comunidade).
No ano de 2012, em solenidade na Câmara Municipal de Curitiba, a escritora recebeu homenagem com Votos de Congratulações e Aplausos como policial militar, em reconhecimento à publicação do seu primeiro livro “Das pedras as flores”.
Foi homenageada durante a Missa de Ação de Graças pelos 162 anos da PMPR (2016), tendo o poema “Senhor dos meus dias”, musicado e executado pela Banda de Música da PMPR.
Textos publicados no facebook, “Recanto da Letras”; nas revistas “Esfera Policial” (Soc. Subten e Sgt/PMPR) e Eis Fluências. Atua no Coletivo “Marianas” e participa de recitais poéticos em Curitiba.