Chris Herrmann

 






CADEIRA: 51

PATRONESSE: HILDA HILST


Chris Herrmann é teuto-brasileira, escritora, editora, musicoterapeuta, tradutora, webdesigner e ativista sociocultural. Estudou Letras na UFRJ, Teoria Musical e Piano no CBM, fez Pós-Graduação Musikgeragogik na Universidade de Münster, Alemanha, entre outros cursos. Organizou e participou de diversas coletâneas de poesia e prosa no Brasil. Tem treze livros publicados nos gêneros Poesia (contemporânea e haicai), Romance, Contos e Literatura Infantil. 

É autora dos livros de poesia “Voos de Borboleta“ (1ª ed. Protexto 2009; 2ª ed. Tubap/Clube de Autores, 2015), “Na Rota do Hai y Kai“ (Tubap, 2015), “Gota a Gota“ (Scenarium, 2016), “Cara de Lua“ (Sangre Editorial/Mulheres Emergentes, 2019), “As imagestações de Haichris“ (Ser MulherArte, 2020), “Antologia Chris Herrmann“ (da coleção Dispersos, In-Finita Portugal, 2021), “A poesia que me haicai“ (da coleção Mulherio das Letras, Venas Abiertas, 2021); dos romances “Borboleta — a menina que lia poesia“ (São Paulo: Patuá, 2018) e “Peccatum“ (Arribaçã Editora, 2020); de contos “Entre Amoras e Amores“ (Ser MulherArte Editorial, 2020); e de Literatura Infantil “Nanda disse não à Covid“ (Ser MulherArte Editorial, 2020). 

Tem textos (poesia e/ou prosa)  publicados em várias revistas eletrônicas (em algumas atuou como colaboradora/colunista), tais como: “Algo a Dizer (colaboradora)”, “Zona da Palavra”, “Blocos Online” (colunista), “Revista Plural — Scenarium” (autora), “Mallarmargens” (colaboradora), “Germina”, “InComunidade“, “Ruído Manifesto”, “Gueto“, “Obvious“, “Caliban”, “Literatura & Fechadura”, “Mirada”,  “Escrita Droide“, entre outras.

É editora-chefe da revista eletrônica e selo editorial Ser MulherArte; criadora e anfitriã do Espaço Cultural Chris Herrmann - sua residência art em Búzios/RJ; articuladora de dois grupos do Mulherio das Letras; membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira em Nova Iorque (honorária-premiada); da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (EUA); Delegué na Alemanha do Instituto Cultive Suíça Brasil, em Genebra; Embaixadora na Alemanha do Projecto Solidário SER MULHER, de Portugal (na luta contra o Câncer de Mama); Coordenadora do Núcleo Alemanha do Projeto Chá da Vida (cultural e solidário); Acadêmica Imortal da AIML - Academia Internacional Mulheres das Letras e Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro e membro da Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro.  

Premiações & distinções:

• desde 2001, vem recebendo diversos prêmios e menções honrosas em concursos de poesia, bem como teve seus poemas selecionados para integrar diversas coletâneas (no Brasil, EUA e Espanha) e por vários anos seguidos no Livro da Tribo (Brasil).

• Em 2002 recebeu seu primeiro prêmio como designer em um concurso de logomarcas na Austrália, da BRACCA - Brazilian Community Council of Australia Inc.

• em Maio de 2020 recebeu a Comenda ‚‘Excelência e Qualidade Brasil 2020‘ por Serviços Prestados à Arte, da Associação Brasileira de Liderança. A sua Revista Ser MulherArte também foi premiada pelo mesmo destaque.

• em Setembro de 2020 recebeu o prêmio Destaque Literário da Academia Internacional de Literatura Brasileira, escolhido pelo voto popular e organizado pela Focus Brasil New York. No dia 12 do mesmo mês, recebeu o prêmio em evento virtual durante o Encontro Mundial de Literatura Brasileira 2020. Agora como membro da AILB, tem como sua Patronesse a escritora Lygia Fagundes Telles. 

• em Outubro de 2020 recebeu o Troféu YEDDA MARIA TEIXEIRA na Categoria MÍDIA DIGITAL, concedido pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro.

• em Fevereiro de 2021, seu livro As Imagestações de Haichris foi um dos três finalistas do Prêmio Flipoços / Amare 2021 na Categoria Poesia.

• em Abril de 2021, recebeu a homenagem Mulheres que apoiam outras mulheres, da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil(Coordenadoria MA).

• em Maio de 2021, foi uma das vencedoras do Concurso Literário “A OBRA DE MARIA VALÉRIA REZENDE - Resenhas e Variações“, selecionada para integrar o livro em homenagem à autora.

• em Agosto de 2021, venceu o prêmio DESTAQUE LITERÁRIO 2021 - CATEGORIA ROMANCE, da Academia Internacional de Literatura Brasileira - Nova Iorque, pela FOCUS BRASIL NY.

• em Novembro de 2022, recebeu os prêmios VALKYRIE e DIAMANTE CULTURAL do Institut Cultive Suisse Brésil (de Genebra, Suíça), durante o II Congrès International Cultive, realizado no Recife. 

• em Janeiro de 2023, teve seu nome gravado na placa inaugural (cuja data oficial é Dezembro de 2022)  do CENTRO CULTURAL CULTIVE da BIBLIOTECA POETA ÂNGELO NATANAEL, no povoado de Bom Lugar, João Lisboa, Maranhão. Na mesma data, recebeu o Certificado DIAMANTE CULTURAL, referente ao apoio deste projeto solidário (idealizado e trabalhado de forma intensiva pelo Padre Ernane dos Santos) de incentivo à leitura da população carente da região.

• em Março de 2023, recebeu o prêmio e título honorífico de Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro “por relevantes serviços prestados ao Rio de Janeiro” (no meu caso, pela divulgação de Arte e Cultura), do portal Consultoria de Turismo - Bayard Boiteaux, com o apoio da Associação dos Embaixadores do Rio de Janeiro. A celebração de diplomação foi realizada no dia 23/3/2023 na Associação Nacional de Agricultura, no Centro/RJ.

• em Abril de 2023, foi diplomada com certificado pela participação como incentivadora do projeto sociocultural “Poesia para a Vida“ de Governador Valadares/MG, a convite da escritora, mentora de jovens e defensora dos Direitos Humanos, Gabriela Lopes. 


Links:

Site: www.christinaherrmann.com
Facebook: https://www.facebook.com/chris.m.herrmann
Instagram: @_chrisherrmann